A felicidade de ser avó pela primeira vez é tão intensa e maravilhosa que resolvi dividir com muita gente.
Nada melhor que um blog para isso.
Todas as impressões, emoções e notícias sobre o desenvolvimento desse ser único gerado com muito amor e esperado com mais amor ainda, vou transcrever aqui.
Sejam felizes comigo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

25 de MAIO de 1810 - UMA DATA PRA COMEMORAR 26/05/2010


     Embora meu coração seja quase que totalmente verde e amarelo. não podia deixar de registrar aqui a data de ontem: 25de Maio. Data comemorativa ao Bi Centenário da revolução que deu inicio ao movimento pela independência Argentina,que foi proclamada em 9 de Julho de 1810. Já que nasci argentina e lá residi até os 6 anos de idade tenho o dever de, senão a responsabilidade, salientar e cultuar os símbolos e datas importantes do meu país natal.
     Lembro que nos idos de 1960,época em que viemos, eu e minha família, para o Brasil, a Argentina desfrutava de um grande e importante reconhecimento internacional de crescimento e pujança, respondendo por metade do PIB latino americano. O Brasil,por sua vez era na época uma nação  subdesenvolvida com graves problemas sociais, políticos e económicos  que levou o país a revolução de 64 e a implantação de uma ditadura militar que custou, além de muitas vidas, um fechamento ao mercado internacional e anos de retrocesso cultural, tecnológico e social.
     Nos anos 60 e 70 do século passado, muito visitávamos nossos parentes na Argentina e podia-se ver nitidamente a diferença de potencial no dia a dia dos povos de ambos países. Lembro que na Argentina todas as casas tinham telefone e já com dial de discagem enquanto no Brasil havia os de manivela e somente as pessoas de maior nível social os possuíam.
     Enquanto lá a fartura imperava e o país se equiparava aos padrões europeus, por aqui a pobreza do povo e o atraso tecnológico se faziam notar.
     Hoje, passados quase quarenta anos, houve gradativamente uma mudança radical nesses padrões. O que era Argentina antes, hoje é Brasil e vice e versa
     O que me alegra é que, apesar da crise, Buenos Aires e Bariloche ainda são um forte atrativo turístico e referência de cultura e lazer, não só no hemisfério sul como no norte e que o Rio de Janeiro continua lindo,apesar da violência, e que Porto Alegre, onde moro, também é uma referência cultural. Temos também a região serrana que é um pólo turístico no Rio Grande do Sul.
      Em fim, apesar de tudo, o Bi Centenário da Revolução Argentina, para mim, é de tripla comemoração.Primeiro  pela data festiva na Argentina, segundo por estar eu vivendo num país tão próspero e lindo e tão próximo de minha terra natal e terceiro porque neste ano de comemorações vou ser avó pela primeira vez.
      Essa sim é minha maior comemoração!

Um comentário:

  1. Oi querida! Que fofo seu blog... Ando meio relax com o meu cantinho. Mas sem inspiração, sem chances...

    Você tem twitter???

    Anota ai meu email: nadiavida@gmail.com pra gente tricotar....rsss. Bjus e grata pela visita!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário com suas impressões por favor. Isso vai me ajudar a aprimorar o blog e postar assuntos do seu interesse. Obrigada