A felicidade de ser avó pela primeira vez é tão intensa e maravilhosa que resolvi dividir com muita gente.
Nada melhor que um blog para isso.
Todas as impressões, emoções e notícias sobre o desenvolvimento desse ser único gerado com muito amor e esperado com mais amor ainda, vou transcrever aqui.
Sejam felizes comigo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CARATER


Falei outro dia, ou melhor, colei aqui uma publicação sobre a índole do povo brasileiro. Publiquei como alerta e também como galhofa.

Embora eu tenha me divertido com isso, valeu o alerta. Porém fiquei meio tristonha ao constatar que isso é verdadeiro e corriqueiro conosco. Será que tinha jeito? me perguntei. 
                                 
Estava quase me rendendo ao fato de que o nosso povo é mesmo dado ao "jeitinho", a corrupção, a propina, a safadeza, a desonestidade, etc. Mas eis que recebo uma visita virtual de uma amiga recente, muito querida, com problemas conjugais e que gostaria de papear para "botar pra fora". Atendi com muito boa vontade, já antevendo o que seria: Alguma rusga boba por motivos tolos, já que eles são jovens. Coisa fácil de ajudar a resolver, dada a minha longa experiencia de vida.

Ledo engano meu. Tive a maior e mais grata surpresa que poderia esperar. Minha fé e esperança no povo brasileiro que estava momentaneamente abalada, reacendeu-se e pude visumbrar um outro brasileiro que ainda existe por ai e que, ao contrário de alguns, para não dizer de muitos, nos faz acreditar que sim, nossa juventude não está perdida. Na nossa juventude, em alguns, espero que em muitos, está um futuro menos vil e menos abjeto do que o que vemos diariamente na midia e nas ruas deste país.


Ocorre que minha amiga tinha decepcionado-se com uma atitude do maridão que fugia aos padrões de moral, bons princípios e norma de conduta que estava habituada, não só da parte dela mas do próprio maridão. E estava em profunda crise, sem saber como abordar o assunto sem melindres com o amado. Ela tinha o maior orgulho dele pelo carater que julgava que ele possuia. E agora estava sinceramente abalada pensando se realmente conhecia a pessoa com que havia se casado.

Pois bem, quando ela me contou do que se tratava, cai pra tráz. Era uma brincadeira tola, uma traquinágem de guri. Coisa que todo mundo faz alguma vez na vida, no colégio,  na rua.

Ainda bem que ela continuou a falar e a se lamentar sobre o fato ocorrido, que deu tempo de assimilar o fato e ver a qualidade da pessoa que tinha na minha frente.

Eu que estava pronta a dizer a ela que era uma bobagem, que não deveria dar importancia a algo tão tolo, me vi apoiando sua tristeza ao constatar que ela tinha razão. Sim, ela tinha razão. É nas pequenas coisas do dia a dia que vemos a formação e o carater do ser humano. Não estava eu a publicar, inclusive o ultimo post antes deste, sobre as mazelas de um povo tão "lei de Gerson" como o nosso? Então, tive que concordar com ela. Cade a essencia, cade o carater, cade a lizura de atitudes? Onde foram parar? Quero poder olhar no olho do parceiro e ver um horizonte limpido la adiante. Quero me orgulhar do parceiro. Quero me orgulhar de minhas escolhas. E é nesses pequenos atos de "levar vantagem", no dia a dia do povo, que nota-se onde vamos chegar. É disso que  minha amiga estava falando. É disso que minha amiga estava se perguntando. Numa pequena coisa o comportamento foi esse, como será numa grande? É disso que minha amiga tinha medo. Medo do futuro.

No final,  não sei se consolei ou fui consolada, mas sai dessa conversa de alma lavada. Lembrei do meu filho e do seu filho, meu neto, que também ja me mostrou a que veio com atitudes similares de repudio ao maucaratismo, não dos personágens públicos, mas do povo comum, daquele do dia a dia. Então minhas dores sumiram. As dores do corpo e as dores da alma. Eu podia ,quando partir, ir em paz. Não só este povo brasileiro tem futuro, como tem futuro meu neto e os que ão de vir. Nossos filhos, e se Deus quiser ha de ser a maioria, vao livrar este pais da decadencia moral e claudicante dessa imoralidade contumáz porque será com pessoas como minha amiga e meu filho que eu e todo um país haveremos de dormir em  paz.

Obrigada jovem brasileiro por um país melhor. Obrigda por me abrir um horizonte de prespectivas e de esperança num futuro bem mais digno e correto do que hoje nossa geração tem teimado em nos oferecer.

Um comentário:

Deixe um comentário com suas impressões por favor. Isso vai me ajudar a aprimorar o blog e postar assuntos do seu interesse. Obrigada