A felicidade de ser avó pela primeira vez é tão intensa e maravilhosa que resolvi dividir com muita gente.
Nada melhor que um blog para isso.
Todas as impressões, emoções e notícias sobre o desenvolvimento desse ser único gerado com muito amor e esperado com mais amor ainda, vou transcrever aqui.
Sejam felizes comigo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIA DO IDOSO (tardio)

Ontem foi o dia do Idoso e por não ter tido tempo de colocar uma homenagem aos idosos como deveria, até poque eu estou chegando lá. Tem também meus avós, todos já falecidos, minha mãe, vó Marcela, vó Lurdes  e todas minhas "véinhas" do meu jogo de pontinho que eu deveria homenagear. Por isso, pela falta de palavras, mais uma vez homenageio com um trechinho do meu livro que fala de minha vó Isabel.


......................................................................................................................................................................
"Com relação a minha avó Isabel, desde que meu avo Benedicto morreu, de cirrose, ela morou com meus pais. Sempre foi uma mulher dependente que não conseguia se determinar para viver só. Quando eu, já casada e com filhos, fui morar na Walter Só Jobim ela foi junto. So´saiu de minha casa quando ficou totalmente senil e tivemos que interná-la em uma clinica para idosos. Minha mãe e seu irmão a internaram em Posadas para que ela ficasse com as pessoas que falavam seu mesmo idioma.

Nesse asilo ela até que teve uma vida relativamente boa. Divertida, pode-se dizer. Logo em seguida arrumou um pretendente. Ele estava bastante lúcido e se acarinhou pela 'abuela' Isabel. Mesmo ela senil, ele cuidava carinhosamente dela. Nos seus momentos de lucides gostava de ficar sentada ou passeando com ele de mãos dadas. Foi assim até o dia em que ele faleceu de uma parada cardíaca fulminante. Dai por diante, ela foi definhando cada vez mais até cair e quebrar o fêmur e não mais sair do hospital. Morreu numa tarde completamente alheia a tudo ao seu redor. Acreditamos que perdeu a razão de viver e foi se indo aos poucos.

Vovó era uma pessoa divertida e de tiradas surpreendentes que nos faziam rir muito, como por exemplo aquela vez em que foi a um velório em Santo Angelo e disse para nós que era uma festa. Disse brincando e nós pensando que era sério a orientamos como deveria dizer em português ao chegar na casa: - Meus parabéns! Pois ela, mesmo sabendo, mais ou menos, o que queria dizer isso, pois já tinha morado quando recém-casada no Mato Grosso, chega no velório e vai dizendo pra todo mundo: - Meus parabéns! Era um tal de risadinhas abafadas no velório que só vendo pra crer. E isso foi verdade mesmo. O Abel, genro do falecido é que contou pra nós dias depois.

Outra dela, é que adorava repetir várias vezes as palavras em português que mais gostava. As preferidas dela eram: assassino, vindouro e gafanhoto – que ela dizia “cafanhoto” -. Certo dia estavamos almoçando o costumeiro bife de picanha - na nossa casa havia picanha todo dia, mesmo quando cozinhavam galinha ou peixe. Picanha não faltava nunca. Papai gostava assim – e ela me sai com esta: - No sábado vindouro houve um assassinato por causa do “cafanhoto”. Foi um gargalhar geral. Liliana que estava com a boca cheia, se engasgou de tanto rir e tossia arroz e ovo que saiam pela boca e pelo nariz.

Por ai também, além de papai, da pra ver que eu tinha muito por quem puxar."

..................................................................................................................................


Nota: livro ainda não diagramado e ainda não revisdo.

2 comentários:

  1. Parabénssssss pela sua belíssima iniciativa ,
    até me emocionei e chorei com saudades de minha amada vó , que já se foi e tive o prazer de estar com ela antes da partida, pq estava muuuito longe e não tinha condições de vir vê-la.....
    Continue amiga , já adorei ler os primeiros passos desse livro , q garanto q vai ser lindo !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ops , corrreção :não tive o prazer..........

    ResponderExcluir

Deixe um comentário com suas impressões por favor. Isso vai me ajudar a aprimorar o blog e postar assuntos do seu interesse. Obrigada