A felicidade de ser avó pela primeira vez é tão intensa e maravilhosa que resolvi dividir com muita gente.
Nada melhor que um blog para isso.
Todas as impressões, emoções e notícias sobre o desenvolvimento desse ser único gerado com muito amor e esperado com mais amor ainda, vou transcrever aqui.
Sejam felizes comigo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SUMAMENTE LEGAL para 22/12/2012



Meu pai era um cara muito engraçado. Bom, gentil, prestativo, sonhador, honesto, generoso são muitos dos adjetivos que cabem na sua pessoa, porém o que o distinguia dos outros era ser por demais engraçado.

Para cada ocasião e para cada situação ele tinha uma tirada única e própria dele.

SUMAMENTE LEGAL ele dizia de todos. Quando interpelado a cerca de alguém ou mesmo quando citava uma pessoa, nunca deixava de concluir com: "É um cara sumamente legal"

Outra é quando tentava catequizar, numa festa ou reunião qualquer,  qualquer um que estava ao seu lado, com suas convicções de Testemunha de Jeová ( que foi a última religião a que ele se dedicou das inúmeras que praticou na sua vida. Começando como ateu e herege primeiro, é claro). Ficava citando passagens do evangelho e olhava para as pessoas se divertindo e dizia: " Isso é o começo do apocalipse".  Bastava, porém, uns dois copos de cerveja e ele já entrava no clima. Dançava e comia sem parar e sempre com aquele sorrisinho meio ironico,meio infantil no rosto.

Era fanático por futebol. Jogou com a gurizada até a artrose vence-lo. Lutou por anos contra ela. Jogava quase todos os dias mesmo com dor. Depois chegava se arrastando em casa, fazia massagens com cada mistura que indicavam ou ele inventava e tomava tudo que é porcaria que recomendavam. Mas um dia, lá pelos seus 68/69 anos,a artrose venceu a batalha e ele teve que pendurar as chuteiras.

Continuou aquela pessoa de bem com a vida de sempre, com suas tiradas comicas e achando tudo SUMAMENTE LEGAL, mas no seu íntimo, sem o futebol do dia a dia, a vida tinha perdido a graça.

Morreu, numa tarde, sozinho em casa, assistindo futebol na TV, tranquilo aos 70 anos. Morreu como viveu: em paz.

Quando mamãe chegou em casa o encontrou caído ao lado da cama com a expressão serena e aquele inconfundível sorriso no canto da boca.

Amanhã ele faria 86 anos se aqui estivesse. Penso que está. Ainda o sinto quando me deparo a fazer gestos e caras que ele fazia e quando vejo o caminhar do meu caçula, o Guno,  e o sorriso meio ironico, meio infantil que ele herdou do avo.

Sinto saudades pai. Tu era meu companheiro,meu parceiro. Topavas qualquer parada e achava tudo o máximo , SUMAMENTE LEGAL.

E aquela tua chegando na praia, em Capão da Canoa, na carona do Adílio, na nossa motinho CG 125 cc?

Voces chegando com o capacete camuflado de plástico, dos brinquedos das crianças, e com a cordinha de barbante presa com os dentes.

Tu e o Adílio fizeram toda a Free Way daquele jeito e, no pedágio, o policial pediu o teu capacete pra ver e a medida que apertava e torcia o capacete, mechendo a cabeça em sinal de desaprovação, caia na gargalhada porque a cena era digna de filme pastelão.  E, típico daquela época, deu uma bronca rindo muito e deixou passar.

Tenho muitas e muitas lembranças como esta e outras nao tão boas assim. E acredita? As nem tão boas assim parecem tão distantes que me deparo sempre e relembrar as coisas maravilhosas que vivi contigo.Graças a Deus!

E quando num momento, raro de tristeza, recordo das nossas passagens ruins e desavenças, sacudo a cabeça e encontro uma boa desculpa para os fatos passados para tentar me equiparar a ti nesse coração de ouro SUMAMENTE LEGAL.

FELIZ ANIVERSÁRIO PAI. Eu te amo e sei que estas em paz jogando teu futebolzinho onde quer que estejas.
Meu pai (olha o sorrisinho) e minha mãe.





4 comentários:

  1. Minha irmã amada! Faço minhas tuas palavras. Que saudades desse cara. Nunca conheci alguém tão de bem com a vida! Só consigo me lembrar das coisas boas e engraçadas dele. Gostaria de dar um abraço nele de niver hoje. E gostaria também de ter o dom das palavras, assim como tu, para escrever no meu blog tudo que sinto.
    Que bom que tivemos um pai fantástico e único!
    Beijos no coração.
    Lili

    ResponderExcluir
  2. El beberron y el gloton viveron na misseria y los ricos viveron en mal trapos. Saudades

    ResponderExcluir
  3. Querida Martinha, achei muito comovente a homenagem ao seu pai, que devia ser realmente SUMAMENTE LEGAL. Lembrei-me do meu que também era brincalhão. Eles estarão sempre em nossas memórias e em nossos corações. Beijos.

    Luzia

    ResponderExcluir
  4. Que legal o texto, tia Marta. Pena que eu não tenho uma lembrança muito clara do vô Vi, mas o pouco que lembro condiz bem com o que tu escreveu. A história do capacete é demais, toda vez que escuto ou leio a história fico rindo sozinho imaginando a cena.

    Beijo e feliz Natal!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário com suas impressões por favor. Isso vai me ajudar a aprimorar o blog e postar assuntos do seu interesse. Obrigada